INTRODUÇÃO

Prezado(a) Cidadão(ã), seja bem-vindo(a)!

O Currículo de Pernambuco do Ensino Médio para a Educação de Jovens e Adultos é um documento norteador das práticas pedagógicas nas redes públicas do Estado, sendo, portanto, essencial para a construção dos projetos políticos pedagógicos das escolas e para o planejamento das atividades a serem vivenciadas em sala de aula. Está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (BRASIL, 2018) e com as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Resolução Nº 01/2021), objetivando a formação cidadã dos(as) estudantes pernambucanos(as).

Para assegurar que assuma um caráter democrático e plural, necessário a um documento dessa natureza, o processo de construção do Currículo de Pernambuco envolve diferentes etapas, de modo a permitir a ampla participação de sujeitos dos mais diferentes setores da sociedade. Nesta plataforma, disponibilizamos uma Consulta Pública, cujo propósito é, pois, permitir a todos(as) o acesso e a avaliação dos organizadores curriculares propostos para cada componente.

A disponibilização do Currículo em uma consulta pública, aberta a toda sociedade civil, contribui, portanto, para atender às necessidades de aprendizagem de jovens, adultos e idosos pernambucanos, de modo corajoso, no que se refere às suas buscas pelo acesso a saberes necessários ao desenvolvimento de suas funções cognitivas, socioemocionais, profissionais. Esse é um movimento que permite contemplar as necessidades dos estudantes e da comunidade, e faz com que o Currículo contribua para preparar os(as) estudantes da EJA para o exercício competente da cidadania e da autonomia.

Nesse sentido, caso seja identificada a necessidade de reescrita de habilidades e/ou objetos de conhecimento presentes nos Organizadores disponibilizados nesta plataforma, é possível registrar as contribuições. Para isso, será necessário acessar o ícone FAÇA AQUI SUA CONTRIBUIÇÃO. Cabe destacar que todas as contribuições/propostas serão apreciadas pelos redatores do Currículo, em um processo coletivo, que culminará em uma versão revista do documento.

Desde já, agradecemos a todos que acessarem a Consulta Pública e que contribuírem para o aprimoramento do Currículo de Pernambuco do Ensino Médio para a Educação de Jovens e Adultos. A pluralidade de concepções e o respeito à diversidade, características essenciais ao trabalho com a EJA, serão fortalecidos no Currículo à medida que mais e mais vozes se fizerem presentes neste debate. Contamos com sua valiosa contribuição!

Cordialmente,

Danielle da Mota Bastos